Atualmente a Xiaomi tem tido um crescimento astronómico por comparação às restantes empresas (incluindo as mais conhecidas). Com oito anos de existência afirmou mundialmente a sua posição através da sua indologia caracterizada pela alta relação custo/benefício. Grande parte da ação comercial centra-se no mercado online de forma a reduzir custos.

No ocidente, a popularidade da Xiaomi cresceu espontaneamente sendo uma grande oportunidade para as revendedoras online, nomeadamente as chinesas, comercializarem os produtos da mesma. Essa comercialização é vantajosa para o consumidor no sentido a facilitar a compra de produtos de qualidade a um custo justo e inferior ao mercado nacional. Contudo devido não só a um grande crescimento da procura mas também ao normal atraso da disponibilização da versão do sistema baseado em android dos “Mi Phones” destinada ao mercado ocidental (MiUI Global) após o lançamento de um novo modelo, as revendedoras, de modo a competir com as restantes, começaram a alterar a MiUI Chinesa Oficial introduzindo novas linguagens e os serviços Google tão essenciais para o utilizador – as denominadas Shop ROMs. Juntamente à introdução das features anteriores, as mesmas também se encontram com excesso de publicidade intrusiva, spyware, podem ser versões instáveis e não são atualizáveis diretamente pelo smartphone (OTA – Over The Air).

Devido a esse gravíssimo problema surgiu a necessidade por parte dos utilizadores de trocar a Shop ROM pela ROM oficial da Xiaomi. Neste tutorial irei ensiná-lo, guiando-o pelo caminho mais fácil e direto, a realizar este tipo de procedimento a fim de colocar o seu smartphone Xiaomi como se tivesse sido comprado diretamente da mesma. Lembro que que a ROM oficial da Xiaomi é totalmente fiável, sendo extremamente aconselhável a realização deste procedimento. Realize este processo com toda a atenção possível pois apesar de haver uma possibilidade muito pequena de correr mal, ela ainda existe.

Nota: Este procedimento é somente compatível para smartphones com processador Qualcomm Snapdragon mais recentes que o Mi3 inclusive.

Nota aos entusiastas: este procedimento irá bloquear o bootloader limitando qualquer alteração a nível de sofware tal como: obtenção de root, instalação de Custom Recovery’s, instalação de ROM’s de terceiros (exemplo: Lineage) e etc. O bloqueio do Bootloader é reversível.

Procedimento

  1. Download da ROM (MiUI Global – é aconselhável a versão “Estável”) para o seu dispositivo aqui;
  2. Extrai-a/descompacte o arquivo .tgz para um pasta a seu gosto (não se esqueça da localização da mesma);
  3. Download do programa oficial da Xiaomi “MiFlash” aqui. (compatível a partir do Windows7 inclusive; certifique-se que não tem nenhuma versão anterior deste programa, se tiver remova-a);
  4. Instalar o “MiFlash”;
  5. No smartphone, ir às definições>sobre o telemóvel;
  6. Clique 5 vezes em “Versão MiUI”/”MiUI Version”;
  7. No smartphone, ir às definições>definições adicionais>opções programador;
  8. Ativar a “depuração USB”;
  9. Desligar o smartphone;
  10. Pressionar os botões on/off + volume para baixo até que apareça uma imagem de um coelho e com a palavra “FASTBOOT”;
  11. Conectar o smartphone ao computador pelo cabo USB;
  12. Iniciar o programa MiFlash;
    Visão inicial do programa “MiFlash” ©DigitalThinking
  13. Clicar no botão “select” no canto superior esquerdo;
  14. Selecionar a pasta descompactada do ponto 2 (não o altere os arquivos da pasta!!);
  15. Clique em “refresh”;
  16. Escolha a opção “clean all and lock” no canto inferior direito;
  17. Clique em “flash”no canto superior direito;
  18. Esperar até que diga “success”abaixo de “result”.
  19. Está feito.

O MiUI oficial foi instalada no seu smartphone.

Comentários

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.